quinta-feira, 20 de março de 2008

Curso Gestão Eficiente de Energia





A Efficientia S.A. é uma empresa Cemig. Isso significa mais de 25 anos de experiência em utilização de energia. A Cemig, desde a década de 70, vem desenvolvendo diversos programas de conservação e uso racional de energia em instalações de centenas de empresas industriais, comerciais e de serviços de Minas Gerais.
Para comprovar todo esse trabalho, a Cemig ganhou a maioria dos prêmios patrocinados pelo Governo Federal para as empresas que se destacam na execução de Programas de Eficiência Energética, prêmio concedido pelo Ministério de Minas e Energia.
Hoje, a competitividade das empresas não passa somente pela qualidade de seus produtos e serviços. É preciso garantir preços, atualização tecnológica, atendimento e recursos para constantes investimentos. Com isso, o uso eficiente de energia com conseqüente redução de custos diretos passa a exercer imprescindível papel em todos esses processos. Numa sociedade moderna que exige, cada vez mais, atitudes inteligentes e ecológicas, o trato com os recursos energéticos é uma diferença crucial das empresas no mercado.
Nesse momento muito adequado, a Efficientia, lançou um curso de aperfeiçoamento em Gestão Eficiente de Energia, com duração de 10 meses e carga horária de 190h aula equivalentes. O curso está aberto ao público em geral.
O diferencial do curso é de que será realizado integralmente via internet na modalidade de treinamento à distancia e estará disponível 24 horas por dia 7 dias por semana durante dez meses, de abril de 2008 a fevereiro de 2009. Essa modalidade permite que o curso seja realizado em qualquer parte do mundo que tenha acesso a um ponto da internet, sem a necessidade de viagens, hospedagem e custos de estadias (transporte e refeições).


No seguinte link:
http://www.universidatte.com.br/cursogee/informacoes.asp?codafi=08ABIL31735 você acessa o site do curso com explicações sobre disciplinas, investimento, forma de pagamento, corpo docente e outras.



As matérias que compõem o curso são:
Programa de Eficiência e Gestão Energética
Gestão de Projetos
O setor de energia e o Meio Ambiente
Legislação / Regulação do Setor
Comercialização de Energia - preços e tarifas
M & V - Medição e Verificação
Diagnóstico Energético
Viabilidade Econômica
Iluminação
Motores
Uso eficiente de vapor
Uso eficiente de ar comprimido
Uso eficiente de água
Trabalho final
Gestão Eficiente de Energia

Objetivo Geral
Capacitar e atualizar profissionais que trabalham ou tem intenção de trabalhar em instalações consumidoras de energia e que necessitam exercer o controle de seu consumo e custo, por meio do compartilhamento do conhecimento de diversos assuntos que influenciam nesse gerenciamento.

Público-alvo
Técnicos de nível superior ou com segundo grau que trabalhem ou irão trabalhar na gestão do uso de energia tais como:
Engenheiros
Consultores
Estudantes
Gerentes de energia
Membros de Comissões Internas de Energia – CICEs.
Gerentes de Manutenção
Técnicos, Coordenadores, supervisores e membros de equipes de manutenção.

Pré-requisitos
2º grau
Experiência na área
Conhecimento de conceitos básicos do setor energético.
Raciocínio Lógico.

Metodologia:
Modalidade de curso à distância com conteúdo adaptado para leitura atrativa e motivadora.
5 (cinco) módulos bimestrais.
Mínimo de 12 disciplinas.
Conteúdo multidisciplinar.
Exercícios de fixação.
Exemplos práticos.
Fóruns de discussão.
Resolução de dúvidas via internet.
Trabalho de final de curso.
Avaliações por disciplina.

Carga Horária:
190 horas. Não está considerado o tempo para o desenvolvimento do trabalho final, o qual dependerá de cada participante.
Período: Início: 04 de abril de 2008 – Término: 03 de fevereiro de 2009
Duração: 10 meses

Declaração para a Instituição Oficial da Profissão do Designer de Iluminação de Arquitetura

Em 27 de outubro de 2007, na cidade de Londres, Inglaterra, na sessão plenária da PLDC - The Professional Lighting Design Convention - Foi aprovada e proclamada a "Declaração para a Instituição Oficial da Profissão do Designer de Iluminação de Arquitetura"
O texto em língua portuguesa encontra-se abaixo e na coletância de arquivos do Laboratório de Iluminação, endereço http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Diversos/Declaracao_portugues_01.pdf
O endereço do site da PLDA - Professional Lighting Designers' Association é o http://www.pld-a.org/31.0.html
Declaração para a Instituição Oficial da Profissão do Designer de Iluminação de Arquitectura.
Reconhecida e declarada em Sessão de Plenário da Convenção de Design de Iluminação Profissional (PLDC), em Londres, Reino Unido, a 27 de Outubro de 2007. A 27 de Outubro de 2007, a sessão de plenário da PLDC (a Convenção de Design de Iluminação Profissional) reconheceu e anunciou a
Declaração para a Instituição Oficial da Profissão do Designer de Iluminação de Arquitectura, conteúdo que consta no seguinte texto. No seguimento deste marco histórico, a sessão de plenário apela a todas as associações, organizações e publicações, directa e indirectamente relacionadas com a Iluminação, para que divulguem o texto da Declaração, e para que a publicitem junto de todas as instituições educativas, escolas dos diversos ramos do Design e dos cursos de Arquitectura e Engenharia, bem como junto dos respectivos membros dessas associações e instituições.
Prefacio
Reconhecido que está, que são as qualidades especificas, o conhecimento e o saber, a perícia e a experiencia que constituem a instituição da profissão; Visto que o conhecimento sobre Luz e Iluminação, sobre as suas ferramentas, o seu controlo e manipulação se desenvolveu de forma complexa e diversificada; Reconhecido que está, que o impacto que a Luz tem nos seres humanos é do elementar senso comum, e que tem hoje bem mais ramificações para alem da área visual e perceptiva, complexa esta à partida; Visto que as responsabilidades daqueles que lidam com o Design e a especificação de Iluminação para o ambiente humano se desenvolveram de forma muito significativa, Assim e consequentemente, a Sessão de Plenário da Convenção de Design de Iluminação Profissional anuncia que a
Declaração para a Instituição
Oficial da Profissão do
Designer de Iluminação de Arquitectura é um facto a ser oficializado por cada um dos Governos Nacionais e por todas as instituições internacionais que lidem com o reconhecimento de profissões e actividades independentes.
Artigo 1
O Design de Iluminação é a arte e ciência de Iluminar o ambiente humano. Designers de Iluminação são aqueles profissionais que têm a capacidade de aplicar esta arte e ciência a projectos, ajudando ao sucesso destes.
Artigo 2
O Design de Iluminação é uma profissão e uma disciplina distinta de todas as outras da área da Arquitectura, do Design de Interiores e de Equipamento, do Paisagismo, do Urbanismo bem como da Engenharia Electrotécnica.
Artigo 3
Os Designers de Iluminação são parte integrante do desenvolvimento do projecto de Arquitectura. Estes cooperam coordenando a sua actividade profissional junto das outras especialidades relevantes no mesmo projecto, actuando como garante do seu sucesso integral.
Artigo 4
Os Designers de Iluminação são responsáveis pelo design de uma parte do ambiente humano e assim responsáveis pela forma como esse mesmo design é apresentado e pelas suas consequências sobre o design de terceiros. São responsáveis pelo bem-estar das pessoas que usufruem destes espaços submetidos ao processo de design, pelo garante da forma adequada como se deverão sentir nestes espaços, pela eficácia dos utilizadores em levar a cabo tarefas de elevada exigência visual, bem como pela garantia de segurança, todas estas dentro dos limites de influencia que uma Iluminação submetida ao processo de design oferece, ao espaço e aos seus usuários, ou aos objectos iluminados e os seus utilizadores.
Artigo 5
Os Designers de Iluminação são tidos com responsáveis pela sustentabilidade do seu projecto de design.
Artigo 6
Os Designers de Iluminação não são parte da cadeia de fornecedores de um projecto de arquitectura, no entanto, estes tem uma forte ligação a este processo. Os Designers de Iluminação cooperam com todos os intervenientes desta cadeia, desde fabricantes, empreiteiros, representantes oficiais e instaladores, dentro dos limites do seu código de ética, com o objectivo de fazer beneficiar o utilizador final, o cliente e o projecto na sua totalidade.
Artigo 7
O Design de Iluminação tem todas as qualificações exigidas para o seu reconhecimento oficial. Este é leccionado a nível académico, é composto por massa critica de profissionais que o praticam, é sujeito a códigos de deontologia bem como a uma pratica profissional efectiva.