quinta-feira, 20 de março de 2008

Curso Gestão Eficiente de Energia





A Efficientia S.A. é uma empresa Cemig. Isso significa mais de 25 anos de experiência em utilização de energia. A Cemig, desde a década de 70, vem desenvolvendo diversos programas de conservação e uso racional de energia em instalações de centenas de empresas industriais, comerciais e de serviços de Minas Gerais.
Para comprovar todo esse trabalho, a Cemig ganhou a maioria dos prêmios patrocinados pelo Governo Federal para as empresas que se destacam na execução de Programas de Eficiência Energética, prêmio concedido pelo Ministério de Minas e Energia.
Hoje, a competitividade das empresas não passa somente pela qualidade de seus produtos e serviços. É preciso garantir preços, atualização tecnológica, atendimento e recursos para constantes investimentos. Com isso, o uso eficiente de energia com conseqüente redução de custos diretos passa a exercer imprescindível papel em todos esses processos. Numa sociedade moderna que exige, cada vez mais, atitudes inteligentes e ecológicas, o trato com os recursos energéticos é uma diferença crucial das empresas no mercado.
Nesse momento muito adequado, a Efficientia, lançou um curso de aperfeiçoamento em Gestão Eficiente de Energia, com duração de 10 meses e carga horária de 190h aula equivalentes. O curso está aberto ao público em geral.
O diferencial do curso é de que será realizado integralmente via internet na modalidade de treinamento à distancia e estará disponível 24 horas por dia 7 dias por semana durante dez meses, de abril de 2008 a fevereiro de 2009. Essa modalidade permite que o curso seja realizado em qualquer parte do mundo que tenha acesso a um ponto da internet, sem a necessidade de viagens, hospedagem e custos de estadias (transporte e refeições).


No seguinte link:
http://www.universidatte.com.br/cursogee/informacoes.asp?codafi=08ABIL31735 você acessa o site do curso com explicações sobre disciplinas, investimento, forma de pagamento, corpo docente e outras.



As matérias que compõem o curso são:
Programa de Eficiência e Gestão Energética
Gestão de Projetos
O setor de energia e o Meio Ambiente
Legislação / Regulação do Setor
Comercialização de Energia - preços e tarifas
M & V - Medição e Verificação
Diagnóstico Energético
Viabilidade Econômica
Iluminação
Motores
Uso eficiente de vapor
Uso eficiente de ar comprimido
Uso eficiente de água
Trabalho final
Gestão Eficiente de Energia

Objetivo Geral
Capacitar e atualizar profissionais que trabalham ou tem intenção de trabalhar em instalações consumidoras de energia e que necessitam exercer o controle de seu consumo e custo, por meio do compartilhamento do conhecimento de diversos assuntos que influenciam nesse gerenciamento.

Público-alvo
Técnicos de nível superior ou com segundo grau que trabalhem ou irão trabalhar na gestão do uso de energia tais como:
Engenheiros
Consultores
Estudantes
Gerentes de energia
Membros de Comissões Internas de Energia – CICEs.
Gerentes de Manutenção
Técnicos, Coordenadores, supervisores e membros de equipes de manutenção.

Pré-requisitos
2º grau
Experiência na área
Conhecimento de conceitos básicos do setor energético.
Raciocínio Lógico.

Metodologia:
Modalidade de curso à distância com conteúdo adaptado para leitura atrativa e motivadora.
5 (cinco) módulos bimestrais.
Mínimo de 12 disciplinas.
Conteúdo multidisciplinar.
Exercícios de fixação.
Exemplos práticos.
Fóruns de discussão.
Resolução de dúvidas via internet.
Trabalho de final de curso.
Avaliações por disciplina.

Carga Horária:
190 horas. Não está considerado o tempo para o desenvolvimento do trabalho final, o qual dependerá de cada participante.
Período: Início: 04 de abril de 2008 – Término: 03 de fevereiro de 2009
Duração: 10 meses

Nenhum comentário: